Antes de criador de equinos começar a planejar o início da vida reprodutiva dos animais, é preciso saber algumas informações importantes, de modo a facilitar o processo para que não haja contratempos.

Os potros, por exemplo, somente entram na puberdade por volta dos dois anos e meio ou três de vida. Já as fêmeas podem ser cobertas, também por volta dos três anos. Isso, para que a prenhez possa ocorrer aos 4 anos de idade. Estes são os períodos mínimos para a reprodução. Porém, de acordo com especialistas, é sempre importante levar em consideração cada animal, por meio da orientação e análise de um profissional especializado.

A fertilidade dos garanhões pode ocorrer geralmente até os 23 anos de idade, sendo sempre importante realizar, antes dos períodos de monta, os exames andrológicos, de modo que isso possa evitar o planejamento reprodutivo em vão.

Importante frisar ainda que a reprodução bem sucedida, através do processo natural, começa com a ovulação da égua, e com a aceitação da monta do garanhão. Obviamente esta é apenas uma dica importante, sendo que em muitos casos a prenhez pode não seguir este “padrão”.

Fará a diferença neste processo o conhecimento do cuidador do animal, ou proprietário, acerca do período de ovulação da égua, melhor época do ano para a monta, condições de clima e pastagem, as quais influenciam neste processo, dentre muitos outros detalhes.

Share This