A estação de monta, quando bem planejada, pode ser muito proveitosa para os criadores de equinos que almejam alcançar bons índices de reprodução. Antes de iniciar este processo é preciso, no entanto, realizar alguns procedimentos básicos de grande importância.

O exame andrológico, que tem como objetivo avaliar a fertilidade e a qualidade do sêmen dos garanhões é um deles. Este exame precisa ser realizado por um médico veterinário experiente e que tenha, no mínimo, uma boa especialização sobre o tema.

É necessário ainda que o processo de armazenamento do sêmen seja altamente eficiente, já que nesta etapa pode haver a perda da qualidade do material coletado. Por isso, a escolha entre a utilização do sêmen fresco, refrigerado ou congelado, bem como o transporte, deve ser criteriosa e contar com procedimentos altamente profissionais.

Os processos que envolvem a coleta são também de grande importância para garantir as propriedades do material genético, como a higienização do animal e diluição do sêmen, sendo esta última essencial para a qualidade dos espermatozoides.

Os equipamentos laboratoriais devem também estar sob critérios de qualidade, como o microscópio e a placa aquecedora, de modo que a verificação das condições da porcentagem e da motilidade do sêmen não corram o risco de serem alteradas.

Estas são apenas algumas recomendações básicas que envolvem a realização do exame andrológico, uma das etapas mais importantes antes de começar uma estação de monta.