A Mieloencefalite Protozoária de nome popular bambeira equina, é uma doença causada por protozoário e que atinge principalmente o sistema neurológico dos animais.

Como principais sinais, o animal apresenta a incoordenação motora, queda de desempenho, apatia e paralisia de parte dos movimentos, sendo que a enfermidade tem potencial maior em animais com idade avançada e estressados, fatores importantes para a queda da eficiência do sistema imunológico.

A transmissão ocorre através do contato com alimentos contaminados pelos excrementos do gambá, principal hospedeiro do microrganismo.

Exames neurológicos e de anticorpos são os principais meios de diagnóstico, sendo de grande importância a detecção da doença o quanto antes para que a terapia tenha alguma eficácia.

Por isso, o melhor caminho é investir na prevenção, através de ações que coíbam a presença do gambá nas cocheiras, além da higienização constante das instalações e trocas de alimentos.

Essa e outras enfermidades são recorrentes nas criações de equinos, por isso saber quais métodos adotar é mais que essencial.

Fonte: Escola do Cavalo